Portal do Governo Brasileiro

Diversidade Étnico-Racial

Conheça a Legislação

Curta Histórias é uma premiação voltada à valorização da identidade étnico-racial do povo brasileiro, alinhada à Lei nº 10.639/2003, regulamentada pela Resolução CNE/CP nº 01/2004 e pelo Parecer CNE/CP nº 03/2004.

Este conjunto de normas indica novas diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana. Desta forma, os alunos têm oportunidade de conhecer o pensamento, as ideias de importantes intelectuais negros, a cultura, a arte e as religiões de matriz africana.

Onde pesquisar

Antes de organizar o roteiro do vídeo que será inscrito para o Prêmio Curta Histórias, é imprescindível que a equipe da escola pesquise e obtenha o máximo de informações possíveis sobre diversidade étnico-racial e história africana e afro-brasileira.

O site do Ministério da Educação (etnicoracial.mec.gov.br) é um bom ponto de partida. Lá é possível fazer consultas sobre variados aspectos da diversidade étnico-racial, obter indicação de publicações, acessar links de outras instituições e assistir a vídeos sobre o tema. Confira!

Além disso, semanalmente serão realizadas videoconferências que auxiliarão alunos e professores a montar o seu projeto e desenvolver seu vídeo.

Cooperação
Realização
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal